Parecer da SBU sobre embolização prostática

SBU emite parecer sobre embolização prostática para o tratamento da HBP
Postado por: Portal da Urologiaem: 9 de Maio de 2016
Texto se refere à Resolução 2.143/2016 do CFM

No dia 24 de março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução 2.143/2016 com diretrizes para realização de embolização prostática para o tratamento da Hiperplasia Benigna Prostática (HBP).

Destaca-se que o Conselho sugere que os pacientes sejam avaliados, antes, por um urologista, que discutirá a indicação do procedimento, e que o tratamento deve ser realizado por profissional com experiência mínima em procedimentos endovasculares e radiologia intervencionista. Os interessados em realizar esse tratamento precisam se inscrever no CFM.

O assunto é controverso e a SBU não poderia se omitir porque entende que esse tratamento ainda não pode ser realizado se não em protocolos de pesquisa, porque a segurança e a eficácia não estão bem definidas na literatura médica. Por isso, após estudo de nosso Departamento Científico, resolvemos publicar um parecer com a posição oficial da SBU sobre o tema.

O CFM informa que vai monitorar os centros cadastrados e os resultados dos tratamentos durante cinco anos antes de aprovar liberação definitiva do tratamento.

A SBU, todavia, sugere que os urologistas esclareçam os seus pacientes em relação a precariedade atual dos conhecimentos sobre os resultados e segurança do método.

Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib
Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib

Dr. Faisal, médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPr)– Curitiba, no ano de 1992, com registro no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, CRM 3446

Outros Artigos

Vasectomia

Postado por: PORTAL UROLOGIA em: 9 de Maio de 2016 O que