Dificuldade de Ereção

DIFICULDADE DE EREÇÃO II

Vamos falar de forma clara e fácil sobre alguns aspectos sexuais masculinos.

Dados estatísticos nos mostram que em torno de 50% dos homens tem dificuldade de ereção, em maior ou menor grau a partir dos 50 anos. Ou seja, de cada 10 homens, 5 experimentam algum tipo de problema (sexo menos frequente, ereção menos rígida, ausência de ereções, etc).

Muitos casais nos procuram porque atravessam dificuldades no momento da relação sexual e algumas das vezes queixando de cansaço e dificuldade para manter uma ereção satisfatória. Uma boa parte das pessoas mantém relação sexual no final do dia e uma queixa comum é que vão deitar e não seguram o sono.

Certamente nestas linhas não vamos oferecer a chave ou a cura para os problemas de ereção, mas queremos ajudar a melhorá-lo em alguns aspectos.

Quem não gosta de uma janta à luz de velas e uma boa garrafa de vinho? Então, vamos lá no assunto sexual.

Mas antes disso, verifique alguns conceitos:

  • Sistema circulatório: responsável pela circulação sanguínea, composto de coração, artérias e veias. O coração manda para as artérias o sangue carregado de oxigênio, que é a fonte da vida. As veias trazem o sangue já com pouco oxigênio de volta ao coração, encerrando o ciclo circulatório.
  • Pênis: formado pelos dois corpos cavernosos e pelo corpo esponjoso.
  • Ereção: enrijecimento (“endurecimento”) do pênis.
  • Excitação: estímulo sexual.
  • Orgasmo: conjunto de sensações prazerosas que ocorrem no momento da ejaculação.
  • Ejaculação: ato de expelir o esperma ou líquido espermático.
  • Sistema digestivo: formado pela boca, esôfago, estômago, intestinos, fígado, pâncreas, etc.

Você sabia?

A ereção é um processo que ocorre porque maior quantidade de sangue entra de forma rápida nos corpos cavernosos do pênis. No momento da excitação, o sistema circulatório aumenta de forma intensa o seu trabalho e o coração, através das artérias, envia maior quantidade de sangue para o pênis. O pênis não tem osso ou qualquer estrutura rígida que o mantenha ereto, portanto é o sangue que provoca o seu enrijecimento, o que vai fazer com seja possível a penetração vaginal. Imediatamente após a ejaculação, o normal é que ocorra a flacidez do pênis, ou seja, termina a ereção.

Todas as funções dos órgãos do corpo (cérebro, músculos, fígado, intestinos, pâncreas) acontecem graças ao sistema sistema circulatório e ao sangue oxigenado e toda vez que uma região do corpo está utilizando mais sangue e oxigênio do que o habitual, nos outros locais haverá menor disponibilidade.

Neste ponto vamos informar alguns aspectos muito importantes: quando nos alimentamos, o sistema digestivo “pede” ao coração (através de um sistema complexo de estímulos internos) que envie mais sangue para ele, desta forma permitindo que todo o alimento ingerido seja processado durante a digestão. Com isso, uma maior quantidade de sangue irá circular pelos órgãos da digestão e os alimentos serão aproveitados pelo corpo.

Os músculos também consomem mais oxigênio durante o exercício do que quando em repouso e por isso o sistema circulatório terá que enviar mais sangue para eles quando a pessoa está caminhando ou correndo, por exemplo.

O cérebro é um dos órgãos que mais consomem oxigênio. Fica fácil assim de se entender o motivo pelo qual a pessoa tem sono após uma refeição: se o sistema digestivo está trabalhando, menos sangue e oxigênio sobram para o cérebro, resultando em sono.

Também fica fácil de se entender que, depois de jantar o estômago irá trabalhar e solicitará mais sangue; o sono não dá para segurar; o seu aparelho peniano poderá “descansar”; você poderá se decepcionar e a sua pessoa amada poderá lhe acompanhar somente no ninar.

Toda esta introdução foi feita para explicar o seguinte: no final do dia, depois do trabalho, se a sua intenção é estar com a pessoa amada, opte primeiro por namorar. Deixe a janta para depois a título de corolário do dia, senão corre-se o risco de que após pagar a conta, o sono venha de forma intensa e o seu “amigo” (pênis) lhe surpreenda com uma má jogada. Como dissemos, o seu sistema digestivo irá sequestrar o rico sangue oxigenado para digerir o bom prato que você consumiu e assim menos sangue sobrará para aquele que justamente precisa demonstrar todo o seu potencial para “ficar bem na foto”.

Não que isso se aplique a todos, mas certamente quem já passa pelo dissabor de não ser “igual a quando tinha 20 anos”, este conselho pode lhe ajudar a tirar melhor proveito da sua realidade atual.

Desejamos o melhor prazer a todos e um excelente jantar, pós-namoro, logicamente.

Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib
Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib

Dr. Faisal, médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPr)– Curitiba, no ano de 1992, com registro no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, CRM 3446

Outros Artigos

Cistite

Cistite significa um processo inflamatório na bexiga. Na grande maioria dos