O que faz um urologista?

O Urologista não é o “médico do homem”! A urologia é uma especialidade médica de atuação clínica e cirúrgica, que diagnostica, trata, opera e previne doenças dos Rins, Ureteres (canais dos rins), Bexiga, Uretra (canal da urina) e Glândula Suprarrenal (pequenas glândulas localizadas em cima dos rins e que fabricam adrenalina e corticóide).

Assim, ele cuida de homens, mulheres e crianças, porque as mulheres e as crianças também tem vias urinárias. Atuação clínica e cirúrgica significa que o urologista, além de tratar daquelas doenças que necessitam de medicamentos, também opera os casos em que o tratamento envolve cirurgia dos órgãos urinários e genitais.

Ocorre que, nos homens, o Urologista trata ainda do aparelho genital, que engloba a próstata, as vesículas seminais, o pênis e os testículos e esse é o motivo de toda a confusão pela qual as pessoas acreditam que ele seja o médico dos homens. Lembre-se que, na mulher, quem cuida do aparelho genital (útero, ovários, vagina, vulva e mamas) é o médico ginecologista, mas a ginecologia não é especialidade dos rins e vias urinárias.

O Urologista, por exemplo, é o profissional que realiza o transplante de rim, nos casos em que os órgãos da pessoa já não funcionam, situação que é conhecida como insuficiência renal.

Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib
Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib

Dr. Faisal, médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPr)– Curitiba, no ano de 1992, com registro no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, CRM 3446

Outros Artigos

Cistite

Cistite significa um processo inflamatório na bexiga. Na grande maioria dos

Hello world!

Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete