Curiosidades

A formação em Urologia envolve muito estudo. Além dos seis anos da Faculdade de Medicina são mais cinco anos, no mínimo, de Residência Médica, com dois anos de cirurgia geral e três ou mais anos de aprendizado urológico. Depois disso tudo, o Urologista ainda presta algumas provas rigorosas para a obtenção do Título de Especialista, o qual é concedido pela Sociedade Brasileira de Urologia (www.sbu.org.br)

A Urologia foi a especialidade pioneira a utilizar a endoscopia ainda no século XIX!. Já no início do século passado, os urologistas não apenas “olhavam por dentro” mas já operavam “por dentro”

O rim, além de produzir urina, fabrica a eritropoetina (uma substância que estimula a medula óssea a produzir os glóbulos vermelhos), transforma a vitamina D na sua forma ativa e fabrica a renina (substância que ajuda na manutenção da pressão arterial)

Existem pessoas que nascem com apenas um rim e podem ter uma vida perfeitamente normal

Uma das principais causas do câncer de bexiga é o cigarro

A tuberculose pode afetar os rins e a bexiga, doença muitas vezes de difícil diagnóstico, mas passível de cura

Nem todo caso de “dor nas costas” é causado por problemas renais, mas os problemas renais são causa frequente de dor lombar

Foram descobertas pedras em rins de múmias

Uma pequena pedra, de 3 mm, pode obstruir os ureteres causando dores extremas e levar a uma infecção grave

Chás e “poções” populares (“chá de quebra-pedra”) são lenda; pedra é pedra mesmo e não se dissolve com líquido

Pedras de bexiga podem alcançar grandes volumes, com mais de 500g

A quantidade de líquido que uma pessoa necessita ingerir diariamente depende de vários fatores, entre eles, da atividade que a pessoa executa e do volume de suor que ela produz

O sal, a carne e as proteínas animais podem ser prejudiciais para pessoas com certos tipos de problemas renais

Os tumores podem ser benignos ou malignos. A palavra câncer significa tumor maligno. Não existe “câncer benigno”

Próstata é uma glândula que todo homem já nasce com ela. Portanto, a pessoa, quando doente, não está “com próstata” e sim com “doença na próstata”

Há casos de câncer de próstata com exame de PSA normal e há casos de exame de PSA alterado em pacientes sem câncer. Faça o toque!

Varicocele pode deixar uma pessoa estéril, mas não impotente

Fimose pode causar câncer de pênis

A idade, por si só, é um fator de risco para disfunção erétil: aos 40 anos, 40% e aos 50 anos, 50% dos homens pode ter algum grau de dificuldade de ereção!

Preservativo nem sempre protege. “Sexo seguro é aquele que não se faz”

Deus te abençoe!

Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib
Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib

Dr. Faisal, médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPr)– Curitiba, no ano de 1992, com registro no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, CRM 3446

Outros Artigos