Estudo Urodinâmico

Estudo Urodinâmico é o exame que avalia o funcionamento da bexiga, mais precisamente o funcionamento do músculo detrusor (músculo da bexiga responsável pelas contrações e que fazem a pessoa urinar). Em poucas palavras, podemos comparar a urodinâmica com um eletrocardiograma, exame que registra a atividade elétrica do coração e cuja interpretação informa ao médico sobre possíveis problemas no músculo cardíaco e nas coronárias.

Assim, o Estudo Urodinâmico registra o funcionamento do músculo detrusor da bexiga e este exame é muito importante para avaliar pacientes com determinados problemas urinários.

Entre as indicações para realizar o Estudo Urodinâmico podemos citar algumas mais comuns: a incontinência urinária de esforço nas mulheres (popularmente conhecida como bexiga caída); a urgência miccional tanto nos homens como nas mulheres (vontade frequente e urgente de esvaziar a bexiga); o estudo da bexiga neurogênica (problema vesical secundário a uma doença neurológica); bexigas hiperativas (desejo seguido de esvaziar a bexiga), certos casos de problemas prostáticos nos homens e a enurese noturna tanto em crianças como em adultos.

Por exemplo, em pacientes com lesões da coluna e da medula (paraplégicos, tetraplégicos) ou em pacientes com sintomas urinários e que são portadores de Mal de Parkinson ou Esclerose Múltipla (doenças neurológicas cada vez mais frequentes), é imprescindível realizar Estudo Urodinâmico antes de iniciar qualquer tratamento. Assim também muitos casos de pacientes diabéticos demandam a realização do Estudo Urodinâmico quando existem queixas relacionadas com o ato de urinar, considerando que a diabete mellitus pode afetar a inervação e o músculo detrusor, causando disfunções da bexiga.

O exame é realizado com a introdução de duas finas sondas na uretra e uma sonda-balão no reto (intestino), que registram as pressões tanto da cavidade vesical como da cavidade abdominal.

O exame é praticamente indolor, apenas com algum desconforto pela necessidade de sondagem.

Trata-se de um exame bastante rápido e que é realizado em nível ambulatorial. As informações que fornece são extremamente importantes e auxiliam no tratamento de muitos casos de problemas relacionados com a micção.

Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib
Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib

Dr. Faisal, médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPr)– Curitiba, no ano de 1992, com registro no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, CRM 3446

Outros Artigos

Hematúria

Hematúria é a palavra que significa a presença de glóbulos vermelhos

Curiosidades

A formação em Urologia envolve muito estudo. Além dos seis anos